Tirar Carteira de Motorista

Para tirar carteira de motorista é de suma importância visitar um CFC credenciado ao Detran de seu estado. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é obrigatória em todo o Brasil, devendo ser solicitada sempre que se desejar pilotar motos e dirigir veículos automotores. Para tirar a habilitação é necessário fazer aulas teóricas e práticas, bem como suas respectivas provas. Veja, abaixo, como tirar a sua carteira de motorista:

Entenda como tirar carteira de motorista

A Flash Auto Escolas é referência no assunto em São Paulo e atua há muitos anos no ramo. A empresa possui uma equipe especializada, carros e motos novos e confortáveis e oferece ótimo atendimento. Contate e veja como tirar carteira de motorista.

Tirar carteira de motorista: o caminho até a CNH

Saiba mais sobre como é o processo para tirar a tão sonhada CNH, desde a documentação até os passos a serem seguidos.

Tirar carteira de motorista é sem dúvida alguma um marco na vida das pessoas. Muitos jovens começam a se preparar, estudando as leis e a estrutura do carro, antes mesmo de completar 18 anos.

Contudo, o percurso entre o sonho e a carteira de motorista é cheio de aulas e treinamentos, para assegurar que o habilitado tenha todos os conhecimentos necessários para guiar o carro (ou moto) com cuidado e responsabilidade, características fundamentais para um bom motorista.

O que é a CNH?

“CNH” é a sigla correspondente à “Carteira Nacional de Habilitação”, é o documento emitido pelos órgãos de trânsito para comprovar que o motorista por detrás do volante está habilitado a dirigir por todo o espaço nacional.

Para tirar carteira de motorista, abraçar a CNH e sair pelas estradas brasileiras com um veículo, o candidato deve passar por aulas teóricas e práticas, além de exame médico e psicotécnico. São efetuadas também duas provas, garantindo que ele (ou ela) tem o conhecimento das leis nacionais de trânsito. Tudo isso é feito pela segurança dos motoristas e dos pedestres.

Como tirar carteira de motorista?

Como foi mencionado, o processo para tirar carteira de motorista é permeado por aulas, exames e testes. São passos imprescindíveis e não podem ser evitados, por isso deve-se estar informado e atento a cada passo até a tão sonhada CNH.

O primeiro passo é a inscrição. Para tirar carteira de motorista é necessário começar pegando e preenchendo o formulário, além de pagar a taxa de inscrição. Essa etapa deve acontecer pessoalmente no Departamento de Trânsito ou no Ciretran (para cidades do interior), mas também existem os CFCs (Centro de Formação de Condutores), nome técnico para autoescola.

Em seguida são feitos os exames psicotécnico e médico. Tendo a inscrição em mãos e o pagamento da taxa efetuado, são realizados exames psicológicos e físicos, pensados especificamente para definir se você tem aptidão psicológica e corporal de guiar um veículo (estabilidade e reflexos). O agendamento pode ser feito pelo telefone, na clínica que estará destacada na taxa de inscrição, mas também pessoalmente no Detran.

Chegamos à parte teórica. O futuro motorista começa as aulas teóricas das leis de trânsito, tendo como base o material obrigatoriamente cedido pela empresa em que se inscreveu. É obrigatório que tenha feito pelo menos 45 horas/aula. Concluído essa etapa, outra taxa é cobrada, desta vez o DAE da Prova de Legislação, e pelo agendamento da prova de legislação.

A Prova de Legislação não é difícil, mas exige atenção. Tendo feito a emissão do DAE, o candidato poderá marcar a prova pelo site do Detran ou fisicamente, no Departamento de Trânsito e autoescola. A pontuação mínima para aprovação é de 21 pontos de 30 perguntas. No mesmo dia é possível checar o no portal online do Detran.

A penúltima etapa antes do exame de direção é justamente a prática, uma fase fundamental para assegurar que a pessoa tenha todos os conhecimentos para guiar um veículo. Aprovado na prova de legislação, deve-se pagar a taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Para a primeira habilitação de carro, é necessário realizar pelo menos 20 horas/aula, sendo 1 hora/aula no período da noite.

Aqui, meu caro candidato, depois de tantas etapas e prática, finalmente chegamos ao exame de direção veicular. A última fase! Será realizado o exame de direção veicular, após pagar o DAE para essa prova. O agendamento deverá ser feito pelo CFC, com dia e hora definido pela Delegacia de Trânsito local.

Não se preocupe caso não consiga passar pelo exame de direção veicular. O candidato poderá realizar o mesmo teste depois de 15 dias, pagando a taxa do DAE novamente e reagendando com a autoescola.

Quais documentos devo levar no dia da inscrição?

Para tirar carteira de motorista (ou renovar), é requerido que se leve ao Detran alguns documentos para a realização da inscrição. Faça um checklist para não se esquecer no tão esperado dia.

  • Carteira de identidade original (podendo ser substituída pela carteira de trabalho, identificação profissional de membro das Forças Armadas, Polícia Militar, Cívil ou Federal; o documento expedido por órgãos fiscalizadores de exercício profissional como os da OAB e CRM, ou qualquer documento com foto);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de Pessoa Física (CPF) original e uma cópia simples;
  • Caso o candidato seja de origem estrangeira, o RNE e o documento de permanência definitiva no Brasil.

Onde conseguir tirar carteira de motorista?

Tirar carteira de motorista é quase um rito de passagem, por isso confie esse momento à uma auto escola com experiência e profissionais atenciosos. Entre em contato com a Flash Auto Escola e tire todas as suas dúvidas, para um processo até sua CNH tranquilo e com apoio de instrutores treinados para auxiliarem com maestria os futuros motoristas.

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp