(11)

(11)

(11)

(11)

Cnh Especial

Gostou? compartilhe!

A cnh especial é exclusivamente voltada para pessoas com deficiência (PCD) que estejam aptas a passar por exames médicos e teste de direção. Esse tipo de carteira de habilitação concede ao condutor o direito de conduzir o veículo, descrevendo as adaptações do condutor e o direito a alguns benefícios. Há um processo específico para tirar esse tipo de habilitação. Veja mais a seguir.A principal diferença entre a solicitação da cnh especial e a cnh comum é que para a cnh especial o condutor precisa passar por uma junta médica, que irá identificar e examinar a extensão de sua deficiência. Para que haja validade, a consulta deve ser realizada em uma clínica credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).Aprovado pela junta médica, o candidato à cnh especial realiza os próximos passos, assim como qualquer outro pretendente a motorista. Esses passos são:

  • As aulas teóricas;
  • O exame de legislação;
  • As aulas práticas.

No momento do exame prático, o veículo em que a PCD realizará o teste é vistoriado por um perito do DETRAN e estando apto conforme as necessidades do candidato, o exame é realizado normalmente. É possível que o candidato utilize seu próprio veículo para realizar o exame.

Como adquirir a cnh especial?

A Carteira Nacional de Habilitação especial requer alguns requisitos básicos, antes mesmo do laudo médico. O pretendente a motorista ou que deseja mudar sua cnh para a habilitação especial deve apresentar documento de identificação e comprovante de residência e, no caso de primeira habilitação, deve ter no mínimo 18 anos. Para tirar a habilitação é importante buscar uma autoescola experiente, como a Flash Auto Escolas, que atua há mais de 45 anos.